Liderança Tranquila

A biografia de uma lenda do futebol transformada em leitura corporativa sobre Liderança e Negócios. Gostei?

Henrique Iamarino
2 min readJan 12, 2024

--

Carlo Ancelotti: Liderança Tranquila

Info: Quiet Leadership: Winning hearts, minds, and matches, Carlo Ancelotti w/ Chris Brady & Mike Forde (Google)
Avaliação: ★★☆☆☆

O livro descreve o modelo de gestão de futebol que o famoso treinador implementa nas equipes de alto nível que dirige. Para quem não conhece a trajetória desta lenda, volto uma casa para uma rápida apresentação.

Carlo Michelangelo Ancelotti Cavaliere, é um ex-atleta treinador de futebol. Nomeado um dos 10 maiores treinadores da história do futebol, em lista divulgada pela France Football, Carlo possui oito troféus de Campeão do Mundo por Clubes (FIFA) e seis troféus da Liga dos Campeões Europa (UEFA) — sendo quatro vezes campeão como treinador e duas vezes em campo. É o único treinador da história a vencer as cinco principais ligas de clubes do mundo: Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália e França.

Leitura rápida, foco na história de vida e nos princípios de Carlo Ancelotti. Como ele parece ser um homem simples, reservado e respeitador o autor parece não ter muito material com o qual trabalhar e constata obviedades que tomam boa parte do que poderia ser uma análise proveitosa.

Como experiência me senti consumindo mais um livro de "Negócios”, o que evito. Decepcionante por quase não tratar do jogo em si e por quase não dar voz ao personagem principal. Até mesmo a trajetória do treinador poderia ser mais interessante se não houvesse tamanho esforço para conectar as passagens de sua vida a “lições de liderança”.

Não vale a pena e não faz justiça à história de Ancelotti. Por sorte, na sequência desta decepção encontro um livro sobre outra estrela do esporte, o treinador Pep Guardiola. Eis um livro que trata de Futebol.

Por muito tempo foi divulgado na imprensa que Ancelotti seria o treinador da Seleção Brasileira a partir de 2024. Apesar de confessar que chegou a conversar com a diretoria da CBF, porém o treinador confirmou que seguirá no Real Madrid. Não será desta vez que um primeiro estrangeiro comandará a Amarelinha, infelizmente. Oremos por um no futuro.

--

--

Henrique Iamarino

I believe in Human decency and the laws of Gravity. Designing WordPress at Automattic.