Antifrágil, de Nassim N. Taleb

Como anunciei, sigo resumindo minhas leituras e hoje resumo uma das obras mais vendidas dos últimos anos, livro que mistura Filosofia, Negócios, Economia e Psicologia.

3 min readDec 4, 2023

--

Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o Caos

Nassim Nicholas Taleb (info)
Avaliação: ★★★☆☆

Amo Literatura, mas como sei que não lerei 1/10 do que gostaria em meu limitado tempo de vida, sou bastante exigente ao escolher a próxima. Em geral, fico nos clássicos por razões óbvias, evitando os assuntos da Moda. Desta vez, ao ler um livro classificado em Economia, Estatística e Psicologia fugi de minha lógica e gosto pessoal. Mas por incrível que pareça, consegui caminhar na leitura e registrar pontos a serem relembrados.

Fragilidade e Antifragilidade

Ao iniciar estava certo de discordar da premissa geral ao imaginar que se tratava de mais uma ode à virilidade disfarçada de novidade — tipo: "Seja forte não sendo fraco!" — mas por sorte me enganei. Frágil, no contexto do livro, define sistemas que deformam ou se rompem enquanto o oposto é introduzido pelo neologismo Antifrágil, que diferencia-se de resiliência ou robusteza por se beneficiar do caos ao invés de simplesmente permanecer inalterado diante de perturbações.

Com exemplos interessantes, Taleb mostra como a antifragilidade nutre-se da aleatoriedade e incerteza, e ressalta que é melhor criar estruturas corretas de pensamento por de tentativa-e-erro do que procurar estar sempre certo. Especialmente pelo fato de vivermos num ecossistema frágil onde as previsões são equivocadas de forma geral, quando não impossíveis.

Remova: menos é mais

A Via Negativa é outro tema que fez pensar. Com ela o autor argumenta que muitas vezes é mais eficaz eliminar elementos prejudiciais do que adicionar melhorias a sistemas. E defende que devemos remover o que atrapalha nossa busca pela sabedoria, uma vez que não conseguimos listar objetivamente tudo a ser aprendido em busca dela.

É comum que as pessoas não saibam o que querem mas, de forma geral, todos sabemos o que não queremos. Com isso, devemos buscar o ganho de inteligência através da remoção do que nos obstrui o pensamento como maus hábitos, preconceitos e crenças obviamente estúpidas.

Taleb defende ainda que tal modelo mental seja aplicado às relações sociais, sustentando que, "quando mantemos distância de pessoas ignorantes praticamos o equivalente a acompanhar pessoas sábias."

Mantenha-se atento e reconheça

Segundo o livro, não precisamos estar certos o tempo todo, mas sim desenvolver uma sabedoria que nos impeça de prosseguir com atitudes não-inteligentes que nos causarão danos. E devemos estar prontos para reconhecer resultados favoráveis quando ocorrerem, sobretudo quando ligados à aleatoriedade — elemento fundamental da existência.

Não me tornei um adepto da 'seita' do Nassim Taleb como percebo que acontece com muitos que lêem suas obras mas tirei coisas boas de Antifrágil. E você, concorda, discorda? Comente e participe do meu exercício de partilha do que aprendi no precioso tempo dedicado a leitura nos últimos anos. Até mais!

--

--

I believe in Human decency and the laws of Gravity. Designing WordPress at Automattic.